Noctúria?

Home | PROBLEMAS URINÁRIOS | Noctúria?

Noctúria é acordar uma ou mais vezes durante a noite, regularmente, para urinar. Isso pode afetar a sua qualidade de vida e saúde em geral. Quantas mais vezes acordar por noite, pior o impacto no seu bem-estar.

A noctúria interrompe o seu sono e pode fazê-lo sentir-se mais cansado do que o habitual durante o dia. Isto pode dificultar a sua capacidade de concentração no trabalho e a realização das suas atividades diárias. Os seus níveis de energia mais baixos podem também afetar a sua vida social.

A noctúria afeta homens e mulheres, tornando-se mais frequente com o envelhecimento. Em adultos até aos 30 anos, a noctúria é mais comum em mulheres do que em homens, enquanto que, a partir dos 50 anos de idade, afeta mais os homens. Acima dos 60 anos, a probabilidade de sofrer de noctúria aumenta rapidamente, e da mesma forma, para homens e mulheres.

Causas

• Em algumas pessoas os rinsproduzem urina em excesso. Se esta situação ocorre apenas durante a noite, designa-se poliúria noturna.
  • Existem várias doenças que podem causar excesso de produção de urina, tais como diabetes tipo I ou II ou polidipsia primária, a sensação de boca seca que o leva a beber demais.
  • Algumas pessoas têm uma bexiga menor que se enche rapidamente, não conseguindo armazenar a urina durante toda a noite.
  • Se tem alguma doença da bexiga ou da próstatacomo, por exemplo, hiperplasia (aumento) benigna da próstata (HBP), poderá não conseguir esvaziar completamente a bexiga antes de se deitar. Como resultado, a bexiga enche-se mais rapidamente e pode não armazenar a urina durante toda a noite.

Outras causas possíveis de noctúria são:

• Sintomas de Bexiga Hiperativa
  • Diminuição na produção da hormona vasopressina
  • Apneia obstrutiva do sono, ou roncopatia
  • Inchaço nos tornozelos e pernas, doença conhecida como edema periférico
  • Sintomas do trato urinário inferior (STUI)
  • Insuficiência cardíaca congestiva

Entender o que provoca a sua noctúria ajudará o seu médico a oferecer-lhe a melhor opção de tratamento possível para a sua situação particular.

Tratamento

O seu médico pode indicar diferentes tipos de tratamento para melhorar a sua noctúria, ss fatores que influenciam esta decisão incluirão sua história clínica, medicações que esteja tomando, entre outros.

Os tratamentos disponíveis são:

• Suplementos de venda livre
  • Antagonistas dos receptores muscarínicos
  • Diuréticos de Ansa
  • Desmopressina

Medicação e cirurgia prostática

Dada a relação entre a próstata e a bexiga, alguns homens são medicados com fármacos para relaxar o músculo dentro da glândula prostática ou para reduzir o tamanho da próstata. Este tratamento pode melhorar os sintomas do trato urinário inferior (LUTS/STUI), mas é menos eficaz na melhoria da noctúria.

Em alguns casos, a ressecção transuretral da próstata (RTU-P) é recomendada para melhorar os sintomas da hiperplasia benigna da próstata (HBP), quando esta afeta a função da bexiga.

A cirurgia faz a desobstrução da saída da bexiga através da remoção de fragmentos da próstata. No entanto, a não ser que também tenha sintomas urinários durante o dia, é pouco provável que a RTU-P melhore a noctúria.

Dicas

A noctúria pode ter um impacto negativo na sua qualidade de vida. Interrompe o seu sono e pode causar mais cansaço durante o dia.

Algumas mudanças do estilo de vida podem ajudá-lo com os sintomas e a melhorar qualidade de vida!

Manter uma boa rotina de sono:

• Deite-se e acorde no mesmo horário todos os dias, inclusive aos finais de semana;
  • Fique na cama o tempo necessário para que se sinta alerta e ativo no dia seguinte;
  • Evite dormir durante o dia;
  • Durma num ambiente calmo, com luzes apagadas e com uma temperatura confortável;
  • Beba menos ao final da tarde e à noite;
  • Beba pelo menos 1-1,5 litro todos os dias, com orientação do médico;
  • Reduza o consumo de álcool e cafeína, porque podem aumentar a produção de urina e irritar a bexiga;
  • Evite comer refeições abundantes pouco antes de ir dormir;
  • Reduza o consumo de chocolate e de alimentos picantes, principalmente à noite;
  • Evite fumar porque a nicotina é um estimulante e pode afetar o seu sono;

Dica: Reduza o inchaço das pernas e tornozelos. Durante o dia, a água do seu corpo pode acumular-se nas pernas, causando inchaço. Esta condição denomina-se edema periférico. Quando se deita ou eleva as pernas por várias horas, essa água regressa aos rins. De seguida, o seu corpo irá eliminá-la através da urina. Se este processo ocorrer durante a noite, causará a noctúria. Deitar-se com as pernas elevadas durante a tarde poderá ajudar a ter um sono ininterrupto durante a noite.

Sigam Dr. Gustavo Cruz também no Instagram @dr.gustavocruz – Fontes de informações: Associação Europeia de Urologia, Sociedade Brasileira de Urologia e literatura médica. Jornalista responsável: Daniela Pereira – Mtb/PR 8120 – Direitos reservados.