A noctúria é caracterizada por acordar uma ou mais vezes durante a noite, regularmente, para urinar. Isso pode afetar a qualidade de vida e saúde em geral. Quantas mais vezes acordar por noite, pior o impacto no bem-estar.

“A noctúria interrompe o sono e pode fazer com que a pessoa sinta-se mais cansada do que o habitual durante o dia. O que pode dificultar a capacidade de concentração no trabalho e a realização das atividades diárias. Os níveis de energia mais baixos podem também afetar a vida social”, explica o médico urologista de Foz do Iguaçu, Dr. Gustavo Cruz.

A noctúria afeta homens e mulheres, tornando-se mais frequente com o envelhecimento. Em adultos até aos 30 anos, a noctúria é mais comum em mulheres do que em homens, enquanto que, a partir dos 50 anos de idade, afeta mais os homens. Acima dos 60 anos, a probabilidade de sofrer de noctúria aumenta rapidamente, e da mesma forma, para homens e mulheres.

Causas
Em algumas pessoas os rins produzem urina em excesso. Se esta situação ocorre apenas durante a noite, designa-se poliúria noturna.
Existem várias doenças que podem causar excesso de produção de urina, tais como diabetes tipo I ou II ou polidipsia primária, a sensação de boca seca que o leva a beber demais.
Algumas pessoas têm uma bexiga menor que se enche rapidamente, não conseguindo armazenar a urina durante toda a noite.
Se tem alguma doença da bexiga ou da próstatacomo, por exemplo, hiperplasia (aumento) benigna da próstata (HBP), poderá não conseguir esvaziar completamente a bexiga antes de se deitar. Como resultado, a bexiga enche-se mais rapidamente e pode não armazenar a urina durante toda a noite.

Outras causas possíveis de noctúria são:
Sintomas de Bexiga Hiperativa
Diminuição na produção da hormona vasopressina
Apneia obstrutiva do sono, ou roncopatia
Inchaço nos tornozelos e pernas, doença conhecida como edema periférico
Sintomas do trato urinário inferior (STUI)
Insuficiência cardíaca congestiva

A noctúria pode ter um impacto negativo na qualidade de vida. Interrompe o seu e pode causar mais cansaço durante o dia. Algumas mudanças do estilo de vida podem ajudar com os sintomas e a melhorar qualidade de vida, como:
Manter uma boa rotina de sono;
Deite-se e acorde no mesmo horário todos os dias, inclusive aos finais de semana;
Fique na cama o tempo necessário para que se sinta alerta e ativo no dia seguinte;
Evite dormir durante o dia;
Durma num ambiente calmo, com luzes apagadas e com uma temperatura confortável;
Beba menos ao final da tarde e à noite;
Beba pelo menos 1-1,5 litro todos os dias, com orientação do médico;
Reduza o consumo de álcool e cafeína, porque podem aumentar a produção de urina e irritar a bexiga;
Evite comer refeições abundantes pouco antes de ir dormir;
Reduza o consumo de chocolate e de alimentos picantes, principalmente à noite;
Evite fumar porque a nicotina é um estimulante e pode afetar o seu sono;

Dica: Reduza o inchaço das pernas e tornozelos. Durante o dia, a água do seu corpo pode acumular-se nas pernas, causando inchaço. Esta condição denomina-se edema periférico. Quando se deita ou eleva as pernas por várias horas, essa água regressa aos rins. De seguida, o seu corpo irá eliminá-la através da urina. Se este processo ocorrer durante a noite, causará a noctúria. Deitar-se com as pernas elevadas durante a tarde poderá ajudar a ter um sono ininterrupto durante a noite.

Siga Dr. Gustavo Cruz também no Instagram @dr.gustavocruz