É a presença de bactérias na urina, que multiplicam-se com o passar do tempo, enquanto não há um tratamento adequado. As bactérias podem atacar qualquer nível do aparelho urinário, desde a bexiga, causando cistite, até o rim, causando pielonefrite.

A urina produzida nos rins é estéril, pode se infectar quando bactérias se multiplicam ao redor da uretra (colonização) para, logo após, ascenderem (subirem) através desta, penetrando na bexiga. Elas podem se manter na bexiga ou continuar na subida até o rim.

A colonização de bactérias no trato urinário pode ser facilitada por diversos fatores como, por exemplo:

Obstrução urinária: próstata aumentada, estenose de uretra.
Doenças neurológicas: mielomeningocele, traumatismo de coluna.

Corpo estranho: sonda vesical, cálculo urinário (pedra nos rins).

Doenças bastante conhecidas estão frequentemente associadas com infecção urinária, como o diabetes. A bactéria mais comum causadora da infecção urinária, encontrada no intestino grosso, é a Escherichia coli. Já os pacientes hospitalizados (infecção hospitalar) apresentam germes diferentes, como a Pseudomonas, geralmente mais resistentes aos antibióticos.

As infecções urinárias são mais frequentes no homem durante a terceira idade.

Quando a bexiga for o órgão afetado:
Aumento da frequência urinária (polaciúria)
Dor para urinar (disúria)
Micção imperiosa (urgência)

Quando o rim for afetado:

Dor lombar
Febre

Calafrios

Na infecção urinária, a urina poderá se tornar fétida, opaca ou escura.

Importante:

Na prevenção, é importante uma o consumo de líquidos (2 a 3 litros por dia), urinar antes de dormir e, após as relações sexuais, evitar banhos de imersão ou duchas verticais.

Cuidados de higiene também são essenciais.