O hormônio sexual masculino é o testosterona, responsável pelas características que identificam o homem: voz, barba, pêlos, musculatura, entre outras.

Aproximadamente 95% da testosterona que circula no sangue é produzida por um grupo de células específicas (células de Leydig) presentes nos testículos. O controle da secreção é feito por um outro hormônio produzido na hipófise – hormônio luteinizante (LH). Os 5% da testosterona restante são produzidos na glândula suprarrenal.

Com o passar dos anos os níveis de testosterona disponíveis tendem a cair de maneira lenta e progressiva, entretanto a maioria dos homens idosos não apresentam sintomas e não necessitam de reposição hormonal.

Sintomas:

Diminuição da libido,

Fadiga,

Irritabilidade,

Diminuição de massa e força muscular

Diminuição da densidade óssea.

Efeitos Benéficos:

Quando bem indicada a reposição hormonal diminui a taxa de degradação dos ossos e aumenta a densidade óssea; promove uma diminuição da gordura corporal, e aumento da massa magra e um aumento significante da força; Melhora a função sexual e o humor e se observa também que há diminuição da agregação plaquetária e tônus dos vasos, diminuição de LDL (Low Density Lypoprotein) que é a fração ruim do colesterol e pouca diferença nos níveis de HDL (High Density Lypoprotein) fração boa do colesterol.

Efeitos Adversos:

Retenção de líquido, apneia de sono, endurecimento da mama, ginecomastia, aumento das células vermelhas.

Devido às incertezas dos efeitos cardiovasculares é possível que ela também se encaixe como um risco. Tanto na Hiperplasia benigna da próstata quanto câncer de próstata não se observaram aumento na incidência dessas doenças, mas como ambas tem uma evolução muito lenta e os estudos são recentes os efeitos da reposição sobre a próstata são ainda incertos.

Importante:

Reposição Hormonal e Câncer de PróstataA reposição hormonal não gera um câncer na próstata. Entretanto, se o paciente possuir um câncer a reposição hormonal levará ao crescimento deste. Assim, o acompanhamento deve ser feito de perto por um urologista.