Infertilidade

Home | Sem categoria | Infertilidade

De acordo com dados da Organização Mundial da saúde, "A infertilidade é a incapacidade de um casal, com vida sexual ativa e sem uso de métodos contraceptivos, obter uma gravidez espontânea em um ano”, a varicocele é uma das principais causas, mas outros fatores associados podem levar à redução da fertilidade no homem.

O exame físico da bolsa testicular e o espermograma são essenciais para que o médico possa avaliar o potencial reprodutivo masculino.

Uma pequena parcela dos homens inférteis, apresentam a ausência de espermatozoides, a azoospermia. Nesses casos, devem-se avaliar tanto as doenças que impedem a saída de espermatozoides, quanto as situações que interfiram na própria produção pelo testículo, como alterações genéticas, testículos criptorquídicos - fora da bolsa testicular, e disfunções hormonais.

 

Hábitos de vida também afetam negativamente na produção de espermatozoides, como: tabagismo, o uso de drogas, anabolizantes, exercícios físicos em excesso, obesidade, exposição a produtos tóxicos e à poluição, estresse e má nutrição.

 

Sigam Dr. Gustavo Cruz também no Instagram @dr.gustavocruz - Fontes de informações: Associação Europeia de Urologia, Sociedade Brasileira de Urologia e literatura médica. Jornalista responsável: Daniela Pereira – Mtb/PR 8120 - Direitos reservados.

 

 

WhatsApp chat