HEMATÚRIA (Sangue Na Urina)

Home | Sem categoria | HEMATÚRIA (Sangue Na Urina)

A presença de sangue na urina costuma causar preocupação, pois indica que há algo de errado no sistema geniturinário. Nem sempre a hematúria é visível a olho nu, sendo necessária a realização de exames de urina para detectá-la.

Na maioria das vezes, costuma ser um dos sinais de infecção urinária. Porém, pode também ser um sinal de doença grave, como câncer de bexiga ou rins, ou ainda não ter relação com nenhuma doença.

 

Sintomas:

A maioria das doenças que provoca hematúria causa sintomas: dor para urinar, febre, dor nas costas, ou outras alterações nos exames laboratoriais, como a presença de proteínas e/ou leucócitos na urina, elevação da creatinina e da urina no sangue.

A presença de sangue na urina quando não apresenta nenhum outro sinal ou sintoma e com exames laboratoriais persistentemente normais, costuma indicar uma doença benigna.

 

Sigam Dr. Gustavo Cruz também no Instagram @dr.gustavocruz - Fontes de informações: Associação Europeia de Urologia, Sociedade Brasileira de Urologia e literatura médica. Jornalista responsável: Daniela Pereira – Mtb/PR 8120 - Direitos reservados.

WhatsApp chat