Câncer de Testículo

Home | Sem categoria | Câncer de Testículo

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o tumor de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens no Brasil. É facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade.

Apesar de raro, preocupa porque a maior incidência é em homens em idade produtiva - entre 15 e 50 anos. Nessa fase, há chance de ser confundido, ou até mesmo mascarado, por orquiepididimites (inflamação dos testículos e dos epidídimos (canais localizados atrás dos testículos e que coletam e carregam o esperma) geralmente transmitidas sexualmente.

É importante salientar que outras razões clínicas podem provocar sintomas muito parecidos com os do câncer de testículo e ainda alertar que alguns homens não apresentam qualquer sintoma, por isso é fundamental que no caso de o homem apresentar algum dos sintomas abaixo procure imediatamente um médico. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, mais chances de cura.

• Nódulo ou inchaço no testículo;
  • Sensação de peso ou dor no testículo ou dor abdominal;
  • Crescimento ou dor na mama;
  • Puberdade precoce (no caso de crianças).

Importante:

Em casos de Câncer de Testículo Avançado as dores podem se espalhar pelas costas, tórax ou cabeça.

Sigam Dr. Gustavo Cruz também no Instagram @dr.gustavocruz - Fontes de informações: Associação Europeia de Urologia, Sociedade Brasileira de Urologia e literatura médica. Jornalista responsável: Daniela Pereira – Mtb/PR 8120 - Direitos reservados.