Hiperplasia Benigna da Próstata – HPB

Home | Doenças Infecciosas | Hiperplasia Benigna da Próstata – HPB

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula que ajuda na produção do esperma e está localizada ao redor da uretra, logo abaixo da bexiga. Apenas os homens têm próstata. O aumento do seu volume é chamado de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Uma próstata saudável tem um tamanho semelhante ao de uma noz grande e um volume de 15-25 ml. A próstata cresce lentamente à medida que os homens envelhecem. (fig 1)

Hiperplasia Benigna da Próstata

Como a próstata envolve a uretra, quando ocorre um aumento no seu volume, pode acarretar uma obstrução da uretra (canal por onde sai a urina).

Nem todo aumento da próstata leva à obstrução uretral, mas quando isso ocorre, deve ser tratado, pois pode evoluir com comprometimento da bexiga e dos rins.

As doenças da próstata estão normalmente associadas a uma idade mais avançada. Podem causar sintomas incomodativos do trato urinário inferior nos homens com idade superior a 50 anos. (Fig. 2).

A hiperplasia benigna da próstata é um problema comum. Está relacionada com alterações hormonais que ocorrem à medida que o homem envelhece. As doenças da próstata podem ser bastante preocupantes, mas é importante enfatizar que a HBP não é câncer de próstata, nem se torna câncer de próstata, mesmo sem tratamento. No entanto, tanto a hiperplasia benigna da próstata como o câncer de próstata podem desenvolver-se com a idade e coexistir. Procure seu urologista para esclarecer qualquer dúvida a respeito deste tema.

A hiperplasia benigna da próstata (HBP) pode afetar o modo de urinar. Isto acontece porque a próstata aumentada comprime a uretra ou a bexiga (veja nas ilustrações).

Os sintomas podem ser passageiros, com a necessidade de urinar mais frequentemente ou com a sensação de que ficou mais difícil esvaziar completamente a bexiga. São sintomas normais que fazem parte do processo de envelhecimento – assim como o declínio da mobilidade, da memória ou da flexibilidade. Por outro lado, os sintomas podem incomodar muito a qualidade de vida. Nesse caso, poderá ser indicado um tratamento.

Os sintomas causados pela HBP também são conhecidos por LUTS (Lower Urinary Tract Symptoms – Sintomas do trato urinário inferior) masculino. Os LUTS podem apontar para outras doenças que afetam o aparelho urinário.

Tipos de sintomas

Os sintomas causados pela HBP podem afetar a micção de diferentes maneiras:

• A maneira como retém a urina na bexiga (armazenamento)
  • A maneira como urina (esvaziamento)
  • Como se sente depois de urinar (pós-micção)

Os sintomas de armazenamento incluem:

• A necessidade de urinar mais frequentemente do que o habitual
  • A necessidade de acordar durante à noite para urinar
  • A necessidade súbita de urinar, com dificuldade para adiar
  • Qualquer perda involuntária de urina

Os sintomas de esvaziamento incluem:

• Um fluxo de urina fraco
  • Pulverização ou interrupções no fluxo urinário
  • O fluxo de urina começa e para
  • Esforço para urinar
  • Demora um pouco até o fluxo de urina começar
  • Demora mais tempo a acabar de urinar

Sintomas de pós-micção incluem:

• Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga

Perda involuntária ou gotejamento de urina para a roupa interior logo após deixar o banheiro.

Efeitos na vida social

Os sintomas causados pela HBP, como a urgência miccional ou a necessidade de urinar muitas vezes, podem ter um efeito negativo na sua vida social. Alguns homens até evitam todas as atividades sociais. Além disso, a privação do sono por causa da necessidade de urinar durante a noite pode baixar os níveis de energia, tornando mais difícil manter as atividades diárias.

É importante procurar aconselhamento profissional com o seu urologista, que o pode ajuda-lo a lidar com os seus sintomas.

Relacionamentos pessoais e sexo

Os sintomas causados pela HBP podem ter um efeito negativo nos relacionamentos pessoais e na vida sexual. Pode faltar autoconfiança com a falta de controle sobre o próprio corpo, com a urgência ou incontinência urinária, por exemplo. Os efeitos secundários do tratamento farmacológico, como diminuição da libido ou disfunção erétil podem também contribuir para esses sentimentos.

Pode ser muito difícil lidar com estas alterações porque para a maioria dos homens a sexualidade mantém um papel importante durante toda a vida. Alguns homens podem mesmo entrar em negação ou depressão. É por isso que os efeitos da HBP na qualidade de vida não devem ser subestimados e é muito importante discutir abertamente com a sua companheira e com seu urologista a melhor maneira de lidar com esta situação.

Procurar ajuda

A HBP é uma doença bastante íntima e privada. Muitos homens preferem não a discutir com ninguém e não consultar o seu médico porque:

• Têm medo de ter uma doença incurável
  • Estão preocupados com um diagnósticoerrado
  • Não têm acesso fácil a um médico
  • Tiveram uma experiência negativa no hospital
  • Têm amigos ou familiares que tiveram uma experiência negativa quando tratados a uma doença semelhante
  • Não conhecem as opções de tratamento possíveis
  • Sentem-se isolados devido à idade ou doença

Apesar dos seus motivos,  não deixe de procurar ajuda e de melhorar a sua qualidade de vida. Não deixe uma doença da próstata comandar a sua vida.

Tratamento:

Medicamentos alfa-bloqueadores

Grupo de drogas que melhoram os sintomas e o fluxo de urina pelo relaxamento dos músculos da próstata. Esse é o tratamento que geralmente é recomendado para homens com HPB.

Não reduzem o tamanho da próstata nem impedem o seu crescimento.

Efeitos colaterais:

Entre os mais comuns, estão: perda de força (astenia), tonturas e pressão arterial ligeiramente mais baixa (hipotensão).

Complicações

A HPB quando não for tratada, devido ao grande prejuízo do esvaziamento da bexiga, pode causar complicações, como:

• Insuficiência renal;
  • Dilatação dos rins;
  • Incapacidade de urinar (retenção urinária);
  • Infecção recorrente do trato urinário;
  • Sangramento recorrente na urina;
  • Pedras na bexiga.

Quando considerar o tratamento cirúrgico?

• Quando os sintomas se agravam ou não melhoram mesmo com tratamento medicamentoso;
  • Quando você tem complicações da HPB, ou se você possuiu risco de desenvolvê-los;
  • Se você não tolera o tratamento medicamentoso devido aos efeitos colaterais dos remédios;
  • Se preferir cirurgia ao invés do tratamento medicamentoso.

Durante o tratamento cirúrgico, o médico irá remover a parte ampliada da sua próstata (também conhecido como adenoma). Na cirurgia para HPB somente a porção que está comprimindo a uretra é retirada. Existem diferentes tipos de procedimentos cirúrgicos, mas todos eles têm por objetivo aliviar os sintomas e melhorar o fluxo de urina.

Os principais procedimentos são:

Ressecção Transuretral da Próstata (RTU) – minimamente invasiva, que tem como objetivo remover parte da próstata que provoca os sintomas;

Prostatectomia aberta (cirurgia convencional aberta) – é um tipo de operação que é feita através uma incisão na parte inferior do abdômen. É recomendada se a próstata for maior que 50 gramas;

Tratamento com laser.

Dicas de Prevenção

• Beba pelo menos 1 litro de água todos os dias;
  • Antes e durante viagens longas e durante à noite, ingerir uma quantidade pequena de líquidos para evitar levantar da cama para urinar;
  • Evitar álcool e cafeína, que aumentam a produção de urina e irritam a bexiga;
  • Exercícios físicos 2 ou 3 vezes por semana.
  • Ter uma dieta equilibrada e variada;
  • Sempre tente manter o seu abdômen inferior seco e quente. Umidade e frio podem aumentar a necessidade de urinar e podem causar infecção urinária.

Sigam Dr. Gustavo Cruz também no Instagram @dr.gustavocruz – Fonte: Ministério da Saúde. Jornalista responsável: Daniela Pereira – Mtb/PR 8120 –  Direitos reservados.