Qualquer doença que afete de alguma forma o funcionamento da bexiga faz com que esta funcione desordenadamente e assim surjam problemas para o sistema urinário.

Propriedade de acomodação ou relaxamento

Em condições normais, quanto mais a bexiga enche, ou acumula a urina como um reservatório, suas paredes se distendem e assim a pressão no órgão permanece baixa.

Na bexiga neurogênica, a bexiga pode perder sua elasticidade, em especial se sua parede fica muito espessa e grossa. Como consequência, a bexiga não consegue acomodar maiores volumes de urina sem aumentar a pressão no seu interior. Caso a pressão suba muito, ela começa a afetar a filtração renal e os rins começam a ficar dilatados.

Propriedade de estabilidade

Ao contrário da criança que contrai sua bexiga involuntariamente, o desenvolvimento da criança é acompanhado de uma estabilização na sua função de se contrair, obedecendo à vontade.

Na bexiga neurogênica, pode-se observar contrações involuntárias que clinicamente se manifestam com perdas de urina sem a percepção do paciente, causando um evidente desconforto social.

Importante:

No passado, quase 70% dos pacientes com bexiga neurogênica morriam por complicações urológicas. Em geral, com insuficiência renal e infecções urinárias.

Hoje, há mais conhecimento sobre a fisiologia da micção e o funcionamento complexo deste órgão para diagnosticar e tratar problemas relacionados e proporcionar melhor qualidade de vida para o paciente.