Perder urina é normal apenas para crianças, não sendo considerada uma consequência normal do envelhecimento.

A Bexiga Hiperativa ou incontinência urinária ocorre quando a pessoa não consegue controlar a urina, a partir de uma perda do controle sobre a bexiga pelo córtex cerebral. Isso ocorre devido a alterações na condução de impulsos nervosos da bexiga.

A pessoa não consegue comandar a bexiga para que ela permaneça em estado de repouso. Com isso, o músculo da bexiga contrai, independentemente, gerando um grande desconforto e desejo eminente de urinar (urgência), algumas vezes com perda de urina (incontinência por urgência).

Essas contrações fazem com que a pessoa vá várias vezes ao banheiro para esvaziar a bexiga com objetivo de evitar acidentes em momentos inadequados. Algumas situações, tais como infecção urinária, constipação intestinal e efeito colateral de medicamentos, podem gerar sintomas de bexiga hiperativa, porém, são temporários e melhoram com o tratamento do problema de base.

Pessoas que possuem Bexiga Hiperativa têm medo de participar de atividades normais do dia-a-dia por medo de perder urina em locais públicos, o que pode até mesmo constrange-la, impedir sua interação social e prejudicar sua qualidade de vida, seu bem-estar emocional, psicológico e social.

Importante:

A incidência dos sintomas aumenta com a idade, o pode dar a falsa impressão de que esta é uma consequência natural da idade, fazendo com que menos de 10% de quem tem o problema procure por um médico. No entanto é importante informar: Bexiga Hiperativa tem tratamento!

Sintomas:

Urgência miccional – repentina necessidade de urinar;
Incontinência urinária por urgência – repentina e involuntária perda do controle vesical levando a perda de urina e;
Aumento da frequência urinária – mais do que 8 micções num período de 24 horas.