Vaporização Prostática

Home | Portfolio | Vaporização Prostática

Plasma Vaporização Prostática para HPB

O tratamento operatório da Hiperplasia Prostática Benigna possuía várias modalidades, que eram escolhidas dependendo do tamanho da próstata: próstatas não tão grandes era indicada a cirurgia endourológica padrão (Ressecção Transuretral da Próstata – RTU), e no caso de próstatas maiores a cirurgia aberta ou a laparoscópica.

Acompanhando as inovações tecnológicas, a Urologia acompanha conta hoje com técnicas menos invasivas de tratamentos e cirurgias para os pacientes, como a Plasma Vaporização Prostática, a tecnologia que utiliza energia bipolar.

Atualmente, a Plasma Vaporização da Próstata vem chamando a atenção como uma excelente alternativa endourológica (sem cortes) para o tratamento minimamente invasivo da Hiperplasia Prostática Benigna, principalmente nas próstatas maiores.

O Plasma é um estado da matéria criado aplicando energia a um gás, cuja característica é ter alta energia e temperatura em um mínimo espaço e com grande controle, proporcionando o suficiente para a vaporização da próstata de maneira segura.

“A alta energia em forma de calor penetra com grande precisão na cirurgia da próstata, assegurando menor sangramento e menor tempo de internação. Na maioria dos casos, o paciente recebe alta sem precisar de sonda urinária no dia seguinte ao procedimento. Uma alternativa moderna e segura em relação à RTU clássica e a melhor opção para próstatas grandes, com quedas significativas na necessidade de transfusão de sangue, tempo de internamento e chances de readmissão, que é quando o paciente precisa retornar e fazer novamente a cirurgia”, explica o médico urologista Dr. Gustavo Cruz, de Foz do Iguaçu – PR.

A cirurgia da próstata por vídeo conhecida como Ressecção Transuretral da Próstata (RTU ), onde através de um sistema de micro-câmeras e uma alça de ressecção por corrente elétrica, é possível reduzir o volume prostático, retirando camadas (seccionando por pedaços) e alargando a passagem da urina (na uretra ), que antes estava comprimida pela Hiperplasia Benigna da Próstata ( HPB). Com a vaporização, há diminuição do volume da próstata sem a necessidade de cortá-la.

WhatsApp chat