Incontinência Urinária

Home | PROBLEMAS URINÁRIOS | Incontinência Urinária

Incontinência urinária é qualquer perda de urina involuntária ou indesejada. É considerada um problema de saúde quando acontece regularmente. O risco de desenvolver incontinência aumenta com a idade, mas pessoas mais jovens também podem desenvolvê-la. As mulheres têm uma probabilidade maior do que os homens de sofrer deste problema.

A incontinência é comum, e causa sofrimento e embaraço. Muitas pessoas não buscam tratamento porque se sentem desconfortáveis para discutir a incontinência com o médico. Se a incontinência é frequente ou afeta a sua qualidade de vida, é importante procurar aconselhamento médico. Na maioria dos casos, a incontinência pode ser tratada ou curada com várias opções de tratamento. Estas incluem exercícios do pavimento pélvico, tratamento com medicamentos ou cirurgia.

Causa de incontinência urinária

Algumas das causas mais frequentes de incontinência urinária são:

• Deficiências hormonais
  • Fraqueza dos músculos do pavimento pélvico
  • Disfunção neurológica do trato urinário inferior
  • Infeções do trato urinário
  • Hiperplasia benigna da próstata (HBP)

Fatores de risco comuns incluem:

• Cirurgia pélvica
  • Cirurgia prostática
  • Parto
  • Menopausa

A incontinência urinária torna-se mais comum com o envelhecimento. Contudo, não deve ser considerada como um fenómeno normal do envelhecimento.

Tipos de incontinência urinária:

Existem diferentes tipos de incontinência urinária, dependendo de como e quando perde urina. Isto relaciona-se com a parte do trato urinário inferior que está afetado.

[fig 1a e 1b – trato urinário inferior do homem e da mulher]

Incontinência Urinária de Esforço – IUE

Incontinência urinária de esforço significa que perde urina durante determinadas atividades, como:

• Tossir, espirrar ou rir
  • Exercício, como correr ou saltar
  • Levantar objetos pesados, como compras

Isto acontece porque durante este tipo de atividades a pressão na sua bexiga aumenta. A sua uretra ou esfíncter urinário não conseguem resistir à pressão de uma bexiga cheia e ocorre perda de urina.

Incontinência Urinária de Urgência – IUU

A incontinência urinária de urgência acontece quando sente uma necessidade repentina e inadiável de urinar. O músculo da bexiga contrai, fazendo que urine quando não deseja.

Incontinência Urinária Mista

O seu médico pode fazer o diagnóstico de incontinência urinária mista se sofrer de sintomas tanto de incontinência urinária de esforço (IUE), como de incontinência urinária de urgência (IUU).

Fale com o seu médico

Falar de problemas de incontinência urinária com um urologista pode ser desconfortável, mas é importante fazê-lo. A incontinência urinária não tratada pode levar a problemas de saúde como infeções, irritação da pele, ou disfunção sexual. Também pode causar stress, depressão, baixa autoestima ou vergonha. Estes problemas podem conduzir a isolamento e afetar o seu trabalho e a sua vida social.

O médico pode ajudar a melhorar os seus sintomas, ou mesmo a curar a sua doença. O seu médico tem que determinar que tipo de incontinência tem e qual a causa. Isto irá ajudar a encontrar o tratamento adequado.

Não existe uma solução única para a incontinência que funcione com todos. Medidas de autogestão podem melhor significativamente o seu problema e levar a uma melhor qualidade de vida. Estas medidas incluem mudanças de estilo de vida, treino da bexiga e exercícios dos músculos do pavimento pélvico. Devem ser consideradas outras opções de tratamento, como cirurgia e medicação, se a autogestão não for eficaz.

Dicas

A alimentação e o consumo de bebidas podem ter efeito sobre a incontinência urinária. Analisando quando, o que e quanto você come ou bebe, é possível identificar comportamentos que pioram a sua situação. Pequenas mudanças nos seus hábitos alimentares podem trazer benefícios.

Converse com o seu médico sobre a quantidade adequada de líquidos que deve beber por dia. Beber menos pode parecer uma solução fácil para evitar perdas de urina. Contudo, isto pode ser prejudicial porque pode conduzir a desidratação, infeções do trato urinário ou cálculos urinários.

A cafeína, o álcool e os refrigerantes não causam incontinência, mas podem agravar os sintomas de urgência e frequência urinária em algumas pessoas.

Certos tipos de alimentos podem irritar a bexiga, como comida muito condimentada, picante, e ácida.

Exercícios dos Músculos do Pavimento Pélvico

Os músculos do pavimento pélvico suportam a bexiga e os intestinos. Podem enfraquecer com a idade, doenças, ou alterações hormonais. Músculos do pavimento pélvico fracos podem levar à perda de urina. A gravidez e o parto também podem enfraquecer os músculos do pavimento pélvico nas mulheres. A cirurgia prostática, particularmente a prostatectomia radical, podem enfraquecer os músculos do pavimento pélvico nos homens.

Um programa estruturado de exercícios para fortalecer os músculos do pavimento pélvico pode melhorar a incontinência urinária.

Consulte seu médico para saber mais sobre estes exercícios.

[Fig. 1a  e 1b: Músculos do pavimento pélvico no homem e na mulher]

Instruções Gerais para os exercícios dos músculos do pavimento pélvico

Estas são informações gerais de exercícios dos músculos do pavimento pélvico. É fundamental conversar com seu médico para saber se um programa personalizado se aplica a você. Faça os exercícios sempre com a bexiga vazia.

O primeiro exercício visa o pavimento pélvico anterior.

• Encontre uma posição confortável para si; pode ser deitado, sentado ou em pé.
  • Contraia e puxe para cima os músculos do seu pavimento pélvico como se tentasse parar o fluxo de urina, e relaxe imediatamente. Repita este exercício rápido até 10 vezes.
  • A seguir, faça o mesmo exercício, mas desta vez tente manter a contração durante 5 segundos antes de relaxar. Repita este exercício mais lento até 10 vezes. Pode demorar algumas semanas até conseguir aguentar a contração durante os 5 segundos. Os seus músculos têm de ganhar força.
  • O exercício seguinte visa o seu pavimento pélvico posterior.
  • Contraia e puxe para cima os músculos como se tentasse para o fluxo do seu reto, e relaxe. Repita este exercício até 10 vezes.
  • A seguir, faça o mesmo exercício, mas desta vez tente manter a sensação de contração e suspensão durante 5 segundos antes de relaxar. Repita até 10 vezes.

Estes exercícios funcionam melhor se forem repetidos todos os dias. Demora cerca de 3 meses até os músculos ganharem força e tônus.

Não tente fazer mais de 10 repetições em cada exercício e não faça mais de 3 ciclos de exercícios por dia.

Tratamento com medicamentos para Incontinência Urinária

O tratamento da incontinência urinária depende do tipo, da gravidade e da causa de incontinência. Em geral, orientações do médico são combinadas com tratamento com medicamentos prescritos por ele.

Os principais tipos de medicação usados gerir a incontinência são os antagonistas dos recetores muscarínicos, o mirabegrom e estrogénios. Outros medicamentos incluem a desmopressina e a duloxetina.

Tratamento cirúrgico IUE na mulher

Quando as orientações e medicamentos prescritos pelo médico não melhoram a incontinência, no caso de Incontinência Urinária de Esforço (IUE), o seu médico poderá recomendar tratamento cirúrgico.

As opções comuns de tratamento cirúrgico para IUE incluem:

• Colocação de fita suburetral (sling)
  • Colpossuspensão de Burch
  • Bulking agents [agentes de volume]
  • Dispositivos de Compressão Artificial (Inserção de balões)
  • Esfíncter urinário artificial (EUA)

Tratamento cirúrgico IUE no homem

Se sofre de incontinência urinária de esforço (IUE), o seu médico pode recomendar um tratamento cirúrgico para melhorar ou curar o seu problema.

Opções cirúrgicas comuns para a IUE são:

• Fitas suburetrais (slings)
  • Dispositivos de Compressão Artificiais (Inserção de balões)
  • Esfíncter Urinário Artificial (EUA)
  • Bulking Agents

Incontinência Urinária após cirurgia da próstata

A cirurgia da próstata aumenta o risco de Incontinência Urinária de Esforço (IUE). Isto acontece porque a próstata envolve a uretra, ajudando-a a resistir à pressão da bexiga cheia. Se a sua próstata for parcialmente ou completamente removida isso poderá afetar a quantidade de pressão que o seu esfíncter urinário consegue suportar.

Existem várias opções de tratamento para melhorar a IUE após cirurgia da próstata. As mais comuns são:

Tratamento para Incontinência Urinária de Urgência

No caso da Incontinência Urinária de Urgência (IUU), quando as orientações e os medicamentos prescritos pelo médico não funcionam, existem outras opções de tratamento disponíveis:

• Injeção de toxina botulínica na bexiga
  • Estimulação nervosa, também conhecida como neuromodulação

Cirurgia para aumentar o volume da bexiga