A próstata é uma glândula exclusivamente masculina, localizada em frente à bexiga e envolvendo a uretra, canal por onde passa a urina. Uma próstata saudável é do tamanho de uma noz, com um volume aproximado de 20 a 25 gramas. A principal função da próstata é contribuir com a formação do esperma e ajudar a expulsá-lo no momento da ejaculação. A próstata normalmente cresce à medida em que os homens envelhecem. Esse crescimento associado a contração das fibras musculares compõe e envolvem a glândula, podendo apertar a uretra e dificultando a passagem da urina.
Diferentemente da HPB, que é o crescimento da glândula prostática em decorrência da proliferação celular (hiperplasia das células do estroma e do epitélio). A prostatite, na maioria dos casos, é causada por uma infecção bacteriana, de vírus ou fungos.
A prostatite é uma inflamação da próstata que provoca um crescimento anormal da glândula, causando dor, desconforto e impedindo a passagem da urina.
Existem dois tipos principais: a prostatite aguda (causada por uma infecção bacteriana) e a prostatite crônica (que ocorre naturalmente, com a idade).
As prostatites agudas costumam causar ainda febre, mal estar e dores na região do abdômen.
Já as crônicas geram desconforto na região dos testículos, da lombar e do períneo. Nos dois casos também é comum dor a o ejacular e diminuição da libido.
Sintomas
- Ardor ou dor ao urinar
- Muita vontade de urinar
- Dor frequente na musculatura que fica entre as pernas
- Secreção uretral
Dicas de Prevenção
- Dieta saudável
- Prática regular de exercícios
- Bons hábitos de higiene
- Uso de preservativo
- Exames de rotina
- Ingerir bastante água
- Incluir zinco na alimentação
- Evitar bebidas alcoólicas
- Evitar comidas picantes
A prostatite pode afetar a ereção?
A próstata nada tem a ver com a função sexual, e sim com a função reprodutiva. O nervo da ereção que passa do lado da próstata raramente é afetado, mesmo quando existe uma doença nessa glândula.
A prostatite pode afetar a fertilidade?
Apesar de inúmeros estudos, a relação entre prostatite e infertilidade ainda é inconclusiva. Dados apontam que na prostatite bacteriana crônica as células reprodutivas não são expostas a uma quantidade de bactérias suficiente para causar dano direto a elas; muitos médicos, no entanto, acreditam que as disfunções na produção do líquido prostático, comum no quadro de prostatite bacteriana crônica, levam a efeitos nocivos às células reprodutivas, o que pode causar infertilidade.
Importante
Assim como ocorre na HPB, a prostatite que não for tratada não corre o risco de virar câncer. É doença benigna da próstata.
Sigam Dr. Gustavo Cruz também no Instagram @dr.gustavocruz - Fontes de informações: Associação Europeia de Urologia, Sociedade Brasileira de Urologia e literatura médica. Jornalista responsável: Daniela Pereira – Mtb/PR 8120 - Direitos reservados.